GT3 - 749 RIO 2016: O PROJETO OLÍMPICO E SUA ECONOMIA SIMBÓLICA

  • Fernanda Ester Sánchez Garcia
  • Fabrícia Hauck Herdy
  • Rosane Rebeca de Oliveira Santos
  • Talitha Borges Martins Gomes

Resumo

Este artigo tem como objeto de reflexão o projeto olímpico Rio 2016 sob sua dimensão político-simbólica. Avalia-se que a articulação de atores e escalas em torno ao projeto tem exigido expressivo investimento simbólico, como instrumento político privilegiado na disputa pelo megaevento bem como na busca dos meios necessários à sua atualização e afirmação.
As coalizões de atores vinculados ao projeto olímpico (governamentais, privados, bem como das agências internacionais) percebem e se utilizam do megaevento como um espetáculo em escala mundial para chamar a atenção internacional. Contudo, conforme indicado pela literatura, este gigantesco esforço de city marketing vem associado com altos custos para assegurar a posição das cidades-sede (cf. HORNE & MANZENREITER, 2006) com clara centralidade na agenda das políticas urbanas (cf. SÁNCHEZ, 2010).
Na atualidade, diversas estratégias têm se voltado para a esfera da cultura, indicando um novo estágio de acumulação capitalista (JAMESON, 2002; ARANTES, 2000) incluindo esportes, turismo, entretenimento, mídia e design, como canais particularmente valiosos para promover o crescimento econômico (cf. GOLD, 2009; HORNE & MANZENREITER, 2006). Nesse contexto, os megaeventos expandem domínios para além da arena esportiva, com uma dimensão simbólica e política expressiva, sendo os “jogos” apresentados como oportunidade catalisadora do desenvolvimento urbano, no bojo da difusão da ideologia neoliberal e da afirmação do chamado empresariamento da gestão urbana (cf. HARVEY, 1996).
A intrincada natureza da globalização pode ser identificada, na análise dos megaeventos, de diversas formas: na geometria trans-escalar do poder com vistas a conferir êxito a uma determinada candidatura; no atendimento aos requisitos das agências internacionais ou na circulação de expertise e dos modelos de planejamento do espetáculo esportivo e do urbanismo olímpico.

Publicado
2018-11-25
Seção
Sessões Temáticas