GT3 - 337 CONSTANT E A REVOLUÇÃO DE NEW BABYLON

  • Rodrigo Kamimura

Resumo

Este trabalho aborda o projeto do pintor holandês Victor Nieuwenhuys (cujo pseudônimo era “Constant”) para a New Babylon (“Nova Babilônia”), desenvolvido entre 1956 e 1974. Tem por objetivo analisar o referido projeto, sua gênese e desenvolvimento, confrontando-o com as premissas de emancipação social que pressupõe, e com a revolução tecnológica e social necessária para a sua concretização. Para realizar esta análise, recapitulamos brevemente o clima cultural e político da década de 50 – principalmente em sua vertente parisiense: as redefinições do segundo pós-guerra, a formação de movimentos e “coletivos” artísticos (Experimentele Groep, COBRA, MIBI, Internacional Letrista, Internacional Situacionista), a influência de Henri Lefebvre. Em seguida, passamos à New Babylon propriamente dita, avaliando seus desenhos, textos, mapas e diretrizes. Por fim, lançamos algumas indagações acerca do projeto de Constant: suas reais condições de implementação frente à realidade urbana, suas implicações sociais e psicológicas em relação ao comportamento do indivíduo e ao domínio do público e do coletivo, e a pertinência, ou não, de um modelo de cidade tal qual este se apresenta: voltado para a liberdade e para a emancipação; contornado, no entanto, por traços totalizadores.

Publicado
2018-11-25
Seção
Sessões Temáticas