GT2 - 1107 A REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR EM QUATRO TEMPOS: TRÊS TEMPOS PASSADOS E UM FUTURO

  • Edgard Porto
  • Ilce Maria Marques de Carvalho

Resumo

Analisar fatos passados, pautados em suporte científico é um exercício que deve ser considerado sempre como um processo continuado e em reconstrução, composto sempre por variadas abordagens capazes de permitir distintos olhares da realidade. Quando um olhar tem o suporte teórico explicitado, toda uma comunidade científica poderá compreender sua construção e empreender processos de contra-argumentações. E mais, com tais características, também ficam mais evidentes processos que têm capacidade de continuar a interferir com maior vigor na realidade (e outros que não podem ser identificados no momento) e que podem, assim, terem capacidade de sugerir tendências. É necessária, no entanto, muita cautela para que um texto científico não ultrapasse as possibilidades de análises, previstos em suas abordagens teóricas e invadir o terreno das especulações típicas do mundo da fantasia.
Como é sempre prudente ser rigoroso quanto aos limites dos procedimentos científicos em reconhecer a realidade, isso leva a que a maioria das pesquisas seja induzida a registros e análises de processos pretéritos e em curso. Esse comportamento, que ganha maior complexidade nas ciências sociais, ficou ainda mais aguçado com o aceleramento de alguns processos motivados pela elevação da rotatividade dos fluxos econômicos, que dificultam prospecções, embora isso seja cada vez mais exigido em algumas áreas da pesquisa científica, qual seja produzir com maior velocidade.
Observando tais preocupações, e influenciados pela identificação de alguns processos em curso, que parecem ter capacidade de influenciar no desenvolvimento da RMS em futuro próximo, este trabalho de pesquisa, ainda em elaboração na Diretoria de Estudos da SEI, definiu como objetivo compreender as relações entre economia e espaços no estágio do desenvolvimento recente da região, ressaltando alguns aspectos que podem moldar o seu futuro próximo.

Publicado
2018-11-25
Seção
Sessões Temáticas