GT2 - 944 SHOPPING CENTERS: TENDÊNCIAS DE LOCALIZAÇÃO E INSERÇÃO NA ECONOMIA URBANA EM CURITIBA

  • Alexandre Gomes Ferreira
  • Olga Lúcia C. de Freitas Firkowski

Resumo

Os Shopping Centers tem sido objeto de estudo de várias áreas do conhecimento que os investigam sob distintas perspectivas. No presente texto, duas perspectivas serão privilegiadas: aquela que analisa a lógica de localização de tais empreendimentos no Aglomerado Metropolitano de Curitiba2 e aquela que avalia o peso de tais empreendimentos no âmbito da economia urbana.
Na primeira perspectiva o objetivo é compreender a lógica que explica a distribuição espacial dos empreendimentos e a negação de seu papel como indutor da extensão urbana de Curitiba. Na segunda o objetivo é demonstrar a força que tais empreendimentos possuem na economia urbana e na centralização de alguns setores do comércio e serviços.
O trabalho com esse setor de atividade econômica apresenta dificuldades intrínsecas à obtenção de informações a partir de fontes confiáveis, para tanto, foi de fundamental importância os dados relativos ao faturamento, obtidos para os setores de atividade do comércio, que permitiram a comparação entre os setores localizados nos shopping centers e aqueles dispersos pela cidade de modo geral.
Embora com presença relativamente recente na realidade econômica do país, em apenas algumas décadas, os shopping centers se transformaram em equipamento urbano comum às maiores cidades do Brasil, embora réplicas menores também existam nas demais cidades.

Publicado
2018-11-25
Seção
Sessões Temáticas