GT2 - 846 O CRESCIMENTO DO SETOR INDUSTRIAL NO MUNICÍPIO DE TRÊS RIOS/RJ: IMPACTOS NA URBE E DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO

  • Camila Righi de Almeida
  • Klaus Chaves Alberto
  • José Alberto Barroso Castañon

Resumo

A problemática do crescimento econômico, sobretudo aquele que acontece de forma acelerada, no âmbito do impacto territorial urbano traduz-se, na atualidade, em um debate que tem ênfase na evolução do conceito de desenvolvimento.
A noção de desenvolvimento, que há meio século era entendida como sinônimo de crescimento econômico, sofreu alterações conceituais substanciais ao longo das últimas décadas. A ela, em um primeiro momento, foi agregada a ideia de mudança caracterizada por critérios qualitativos, mais do que quantitativos. A incorporação de critérios como qualidade de vida, distribuição de renda e bem-estar social fizeram com que a conotação da palavra “desenvolvimento” se distanciasse do simples conceito de geração de riqueza para incorporar, em seu sentido, a noção de uma distribuição mais justa da mesma. A inclusão da questão “meio ambiente”, a partir da década de 1970, veio complementar este conceito que, identificado como desenvolvimento sustentável, reúne aspectos de natureza social, territorial, econômica, ambiental e política.
A pesquisa apresenta uma etapa introdutória onde foi feita uma revisão bibliográfica baseada, substancialmente, no binômio crescimento x desenvolvimento; e outra, mais específica, onde são analisados dados relacionados ao município de Três Rios, através da coleta de informações de fontes secundárias, por pesquisas de campo e entrevistas aos principais atores sociais locais.

Publicado
2018-11-25
Seção
Sessões Temáticas