GT2 - 127 AS PRÁTICAS ESPACIAIS DO CAPITAL IMOBILIÁRIO E AS DIFERENTES EXPRESSÕES DE CENTRALIDADE: ALGUNS APONTAMENTOS PARA O DEBATE

  • Oséias Teixeira da Silva

Resumo

O estudo do centro/centralidade e das práticas espaciais do capital imobiliário são temas já clássicos dentro da Geografia e das demais ciências sociais. Portanto, buscar as possíveis inter-relações entre a expressão da centralidade de um centro urbano historicamente constituído e a ação do capital imobiliário representa um grande desafio. Diante das limitações do presente trabalho, ele visa fornecer apenas alguns apontamentos gerais relacionados a essa questão.
Nesse sentido, o presente trabalho está dividido em três partes. No primeiro discutem-se as estratégias e práticas espaciais do capital imobiliário. No segundo apresentam-se as definições de centro, centralidade, descentralização e forças centrípetas e centrífugas para em seguida explicitar as relações entre a configuração do centro e as práticas espaciais do capital imobiliário. Na terceira parte são apresentadas as considerações finais.

Publicado
2018-11-25
Seção
Sessões Temáticas