GT1 - 1131 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SEM PLANO, ARQUITETURA E MERCADO IMOBILIÁRIO: UM ENSAIO SOBRE OS ATRIBUTOS URBANOS DA CIDADE DO SOL

  • Eugênio Ribeiro Silva
Palavras-chave: Planejamento Estratégico sem Plano, Arquitetura, Mercado Imobiliário

Resumo

O presente artigo busca, em um primeiro momento, fazer uma breve discussão do surgimento do planejamento estratégico de cidades, como esse modelo chega à América Latina e as principais críticas feitas a ele. Em um segundo momento, foi realizada uma discussão sobre o papel da arquitetura de grife no mundo, no que tange à promoção das cidades, e como esse uso da arquitetura chega às cidades brasileiras com a imitação e a reprodutibilidade. Em um terceiro momento, foram levantadas algumas questões a respeito da situação da cidade de Natal, na qual as últimas gestões têm procurado construir uma imagem da cidade a partir de obras arquitetônicas que, mesmo não comparável aos projetos arrojados em cidades maiores, tenta reproduzir o que acontece nestes grandes centros. Conclui-se, por fim, que há uma ligação entre o mercado imobiliário e a adesão a este modelo que privilegia áreas para investimentos pontuais em detrimento dos problemas mais amplos encontrados nas áreas mais pobres.

Publicado
2018-11-24
Seção
Sessões Temáticas