GT1 - 200 PROJETOS URBANOS EM CIDADES MÉDIAS: A IMPLANTAÇÃO DE UM SHOPPING EM JUIZ DE FORA, MG

  • Luciane Tasca
  • Pedro de Novais Lima Junior
  • Marcela Caixeiro Mattos
  • Nicole Andrade da Rocha
  • Thiago da Silva Andrade

Resumo

A importação de propostas, modelos e instrumentos de planejamento de outros países é fato comum na nossa história, não faltando, críticas e questionamentos a esse respeito. Sendo elaborados em universos econômicos, políticos e culturais, diferentes, tais concepções não são neutras, na medida em que estruturam relações e representam uma realidade sócio-espacial que projetam uma receita única para realidades completamente diversas (TASCA, 2010)
Os chamados grandes projetos urbanos (GPU’s) constituem-se em uma das tendências do empresariamento urbano (HARVEY, 1996), evidenciando uma nova maneira de conceber a cidade através da ação pública-privada e do marketing urbano (SÁNCHEZ, 1997).
A partir dos anos 90 com o processo de globalização tomando conta do cenário mundial, observou-se a disseminação das regras de livre mercado, passando a economia a ser progressivamente isenta do controle político, resultando em uma ação do Estado somente na regulação das intervenções e no controle das pressões locais (BAUMAN, 1999).
A própria questão urbana foi reinterpretada, passando a sustentar-se na valorização das vantagens competitivas e das estratégias de desenvolvimento local, destacando-se as formas de divulgação através da valorização do discurso e na utilização do modelo de cidade competitiva como forma de obtenção do sucesso (VAINER, 2000).
Nesse âmbito, buscando a promoção da mercadoria cidade, estabelecem-se as estratégias gerenciais traçando-se um plano de ação levando em conta as condições internas e externas do município, bem como os pontos fortes e fracos que determinarão os projetos a serem executados.
Enfatizando a necessária superação das limitações das formas tradicionais de planejamento, a metodologia adotada no planejamento estratégico de cidades, se opõe às premissas do planejamento clássico admitindo novas tendências, descontinuidades e surpresas, focalizando ainda as alternativas para aproveitar essas novas oportunidades (PREFEITURA DE JUIZ DE FORA, 2000).

Publicado
2018-11-24
Seção
Sessões Temáticas