SL - 51 DIÁLOGOS METROPOLITANOS: LIMA – SALVADOR/BA: DESAFIOS DO URBANISMO CONTEMPORÂNEO

  • Marco Aurélio Andrade de Filgueiras Gomes
  • Wiley Ludeña Urquizo
  • Aparecida Netto Teixeira
  • Aldo Mantovani
  • Nivaldo Vieira de Andrade Júnior
  • José Carlos Huapaya Espinoza
Palavras-chave: Urbanismo na América do Sul, Lima, Salvador

Resumo

A presente proposta de Sessão Livre se insere em uma série de iniciativas voltadas para o estudo da história e dos desafios contemporâneos do urbanismo na América Latina, em curso desde 2009, com a publicação do livro Urbanismo na América do Sul: circulação de idéias e constituição do campo, 1920-1960 , o qual foi incorporado, no corrente ano, à Plataforma Scielo, estando disponível em http://pt.scribd.com/doc/92883314/Urbanismo-Na-America-Do-Sul.
A realização da Sessão Livre aqui proposta representa mais uma etapa na constituição de uma rede de discussão sobre a história e os desafios contemporâneos relacionados à cidade, ao urbanismo e à urbanização no âmbito continental, desta feita a partir de um projeto de cooperação entre a Faculdade de Arquitetura e o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidad Católica del Perú, atualmente em processo de construção, sob a coordenação do proponente desta mesa, pelo lado brasileiro, e do Prof. Dr. Wiley Ludeña Urquizo, pelo lado peruano.
O momento inicial da constituição desse trabalho coletivo entre a UFBA e a PUCP deu-se em meados deste ano, quando da realização, em Lima, do 1er. Encuentro Diálogos Lima Bahia, organizado pelo Professor Wiley Ludeña Urquizo. Na ocasião, foi realizada também uma série de visitas técnicas sob a liderança de colegas daquela universidade, as quais permitiram à equipe brasileira em Lima, conhecer e discutir com especialistas locais, diferentes dimensões relacionadas à história e aos problemas urbanos atuais da capital peruana.
A Sessão Livre Diálogos Metropolitanos: Lima - Salvador, BA; Desafios do urbanismo contemporâneo aqui proposta é mais um momento nesse processo de construção coletiva de um “olhar cruzado” sobre problemas comuns às nossas duas cidades. Ela visa dar conta do estágio atual de uma discussão que fará parte de um livro homônimo, a ser lançado em meados de 2013 com o selo da EDUFA- Editora da Universidade Federal da Bahia, estando ainda em aberto a possibilidade de uma co-edição com a PUCP.
A idéia dos Diálogos Metropolitanos Lima-Bahia parte do desafio de pensarmos conjuntamente processos que guardam profundas diferenças – em sua constituição e configurações histórica, social e econômica – mas que partilham, ao mesmo tempo, uma grande proximidade em termos de problemas e desafios atuais. Porém, não se trata aqui de simplesmente comparar fenômenos, mas de estudar as inscrições particulares que eles podem ter em seus respectivos contextos e de extrair daí elementos para afinar análises e para pensar perspectivas para nossas cidades. A discussão dos processos históricos torna-se, desta maneira, tão importante quanto a discussão sobre os problemas atuais que devemos enfrentar na prática da arquitetura, do urbanismo e do planejamento urbano.
Do conjunto de temas que nos interessa investigar dentro do projeto mais amplo ora em construção, escolhemos priorizar três deles nas discussões desta Sessão Livre, todos os três abordando questões centrais para ambas as cidades. Eles serão desenvolvidos por cinco convidados, vinculados a três diferentes instituições.
A estrutura proposta para a Sessão Livre é a seguinte:
EIXO 1 ÁREAS DE URBANIZAÇÃO PRECÁRIA E DIREITO À CIDADE
Fenômeno que se expande ao longo de boa parte do século XX, ele marca, com sua presença, ambas as cidades e se apresenta hoje como um dos mais sérios problemas que elas devem enfrentar. A partir de um panorama sobre como esta questão se apresenta tanto em Lima (intervenção do Prof. Wiley Ludeña Urquizo), como em Salvador (intervenção da Profa. Aparecida Netto Teixeira), parte-se para o aprofundamento de questões específicas relacionadas ao tema: enquanto o primeiro expositor coloca, dentre outras, a questão fundamental de como conceituar e reconhecer as barriadas limeñas a partir de seus próprios domínios de legitimação, a segunda expositora discute as possibilidades, no caso de Salvador, de novos instrumentos para intervenção nessas áreas, em particular o instrumento das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS).
EIXO 2 CENTROS ANTIGOS E INSERÇÃO NA CIDADE CONTEMPORÂNEA
Ambas as intervenções previstas nesse eixo buscam mostrar como se constituíram em cada uma das cidades estudadas, diferentes centralidades, cujos remanescentes construídos destacam-se hoje tanto pelo estado de degradação em que se encontram, quanto, justamente por isso, pelas potencialidades que eles trazem para o equacionamento e solução do problema da moradia social nessas cidades. O primeiro expositor neste eixo (Prof. Aldo Mantovani) explorará, sobretudo, a constituição histórica dessas ocupações em Lima, enquanto o segundo expositor (Prof. Nivaldo Vieira de Andrade Junior) faz uma análise 7 etapas da operação desencadeada pelo Governo do Estado no centro histórico de Salvador a partir de 1992, explorando as possibilidades para a reversão da situação em que se encontra atualmente o centro antigo da cidade.
EIXO 3 URBANIZAÇÕES PRIVADAS E FRAGMENTAÇÃO DA CIDADE
Fenômeno que se expande na escala mundial (principalmente nos Estados Unidos, na América Latina e na África do Sul, mas também em muitos outros países do mundo), as urbanizações privadas – sob a forma de condomínios, fechados ou não, associados ou não a residências secundárias e ao lazer – marcam igualmente nossas cidades, colocando a questão da emergência de uma governabilidade privada sobre vastos territórios, internamente à cidade ou em zonas contíguas cada vez mais distantes. Este eixo terá como expositor o Arq. Dr. José Carlos Huapaya Espinoza, que discutirá o caso das urbanizações balneárias no litoral sul de Lima, buscando, ao mesmo tempo, estabelecer os nexos de possíveis comparações com o caso do litoral norte de Salvador.
Esta Sessão Livre Diálogos Metropolitanos, Lima – Salvador/ BA – bem como o conjunto de atividades e intercâmbios locais e internacionais de que ela decorre ou que a que ela se vincula, em diferentes âmbitos, na pesquisa e no ensino de graduação e de pós-graduação – representa, finalmente, o esforço de construir um novo olhar sobre a história de nossas cidades e de nossa disciplina, assim como sobre os múltiplos desafios que elas enfrentam no presente.  

Publicado
2018-10-19
Seção
Sessão Livre