SL - 07 ENCONTROS URBANOS

  • Renato Cymbalista
  • Sarah Feldman
  • Maria Luiza de Freitas
  • Ana Paula Koury
  • Gisela Cunha Viana Leonelli
Palavras-chave: Estado Novo, História do Urbanismo, Habitação e Urbanismo, Reforma Urbana, Movimentos Sociais, Estatuto da Cidade, loteamento, Lei Lehman, parcelamento do solo urbano, política habitacional, construção civil, Habitação Econômica

Resumo

Encontros, congressos e seminários são momentos estratégicos para o campo do urbanismo e do planejamento urbano. O meio dos arquitetos e urbanistas, essencialmente técnico, depende de capacidade política externa a seus quadros e da formação da opinião pública para interferir no debate público sobre a cidade, seu planejamento, gestão e construção. Encontros, congressos e seminários na área do urbanismo são mais do que momentos de debate de ideias ou divulgação de resultados de pesquisa: são situações em que o campo busca agregar forças para fazer-se valer na arena pública. Significam esforços concentrados, que permitem a potencialização de trocas internacionais de ideias, a sensibilização de lideranças políticas, a construção de consensos em torno de ideias força. São também momentos em que se explicitam tensões internas ao campo, com vencedores e perdedores nas correlações de forças.
Esta sessão livre tem como objetivo problematizar um conjunto de encontros relevantes na área do urbanismo no Brasil, tratando-os como pontos privilegiados de onde se vislumbra ao mesmo tempo as apostas técnicas e políticas da disciplina, e também suas potencialidades, limites e alcances. Parte de casos específicos de encontros na área do urbanismo desde a década de 1940, com o objetivo de identificar possibilidades de um tratamento mais geral sobre a temática.

Publicado
2018-10-15
Seção
Sessão Livre