ST9 - 879 O PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL PARA ALÉM DA REPARTIÇÃO: AYRTON CARVALHO, LUÍS SAIA E A DISCIPLINA ‘ARQUITETURA NO BRASIL’

  • Juliana Melo Pereira
Palavras-chave: ensino, patrimônio histórico e artístico nacional, circulação de ideias, Arquitetura no Brasil, arquitetura moderna

Resumo

Este artigo explora, através de uma perspectiva diferenciada, as ideias em circulação amalgamadas na constituição do campo da conservação no Brasil. Para tal, foi escolhido como recorte a disciplina ‘Arquitetura no Brasil’, inserida nos currículos das faculdades de Arquitetura na década de 1940. Fundamentalmente de história, esta disciplina foi lecionada quase que unanimemente por técnicos do IPHAN e permite vislumbrar o diálogo entre ideias em circulação em diferentes ambientes culturais, como universidades e outras instituições, cujos professores eram filiados. A análise é dedicada especialmente as aulas de Ayrton Carvalho e Luís Saia, ambos chefes de Distritos Regionais do IPHAN, no Recife e em São Paulo, respectivamente. Estes intelectuais participaram experiências pioneiras do Movimento Moderno no país – Diretoria de Arquitetura e Urbanismo e Missão de Pesquisas Folclóricas – e disseminaram ideias acerca da arquitetura tradicional brasileira e da salvaguarda. A análise sobre a disciplina ‘Arquitetura no Brasil’ mostra a ligação intrínseca e complementar entre os campos da arquitetura moderna e da conservação no país, que se conformaram juntos, referenciando um ao outro. É demonstrado, portanto, que para profissionais que seguiram pelos caminhos da salvaguarda quanto do projeto de arquitetura, o curso dessa disciplina serviu como ponto de partida.

Publicado
2018-10-12
Seção
Sessões Temáticas