ST3 - 1099 ALCANCE E LIMITAÇÕES DAS INFRAESTRUTURAS RODOVIÁRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

  • Mauricio Oliveira de Andrade
  • Maria Leonor Alves Maia
Palavras-chave: acessibilidade, desenvolvimento regional, economia espacial e mobilidade

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir questões conceituais e práticas sobre o alcance e as limitações dos impactos produzidos por investimentos em melhoramentos em infraestruturas rodoviárias na promoção do crescimento econômico local e regional. A discussão está apoiada em conceitos e experiências relatadas na literatura sobre as relações entre infraestruturas de transportes rodoviários e a dinâmica econômica regional, sob o enfoque das empresas e da macroeconomia; sob a ótica da economia espacial, mais especificamente sobre a teoria das localizações de empresas; e sob a abordagem da economia dos transportes, que relaciona tráfego e desempenho econômico. A interação entre as questões teóricas e práticas é apresentada, tendo como paradigma, os resultados em nível regional, obtidos a partir da duplicação da BR-232-PE, trecho Recife-São Caetano com 150 km de extensão, aberta ao tráfego em 2004. As conclusões sobre as possibilidades e limites decorrentes do investimento se baseiam nos resultados apresentados pelo caso da BR-232. As conclusões sobre o caso estudado demonstram a capacidade das infraestruturas em impactarem positivamente na região diretamente beneficiada na geração de empregos, na abertura de novas empresas e no crescimento da massa salarial. No entanto, demonstra-se também, que o projeto não teve capacidade de alterar as relações hierárquicas entre as cidades, de promover distribuição da renda e de promover a sustentabilidade fiscal no nível das finanças dos municípios.

Publicado
2018-10-05
Seção
Sessões Temáticas