SL38 PERFIL E TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DOS EX-ALUNOS DA PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL

  • Adauto L. Cardoso IPPUR/UFRJ
  • João Rovatti PROPUR/UFRGS
  • Pedro Novais AUR/UFJF
  • Carlos Bernardo Vainer IPPUR/UFRJ
  • Norma Lacerda MDU/UFPE
Palavras-chave: TRAJETÓRIA PROFISSIONAL, PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL, PÓS GRADUAÇÃO, IPPUR

Resumo

Pesquisa coordenada por Martim SMOLKA , desenvolvida quando dos 20 anos de atividades do IPPUR, teve por objetivo proceder a uma “avaliação retrospectiva e perspectiva, da relevância dos conhecimentos adquiridos no mestrado, na trajetória profissional de seus graduados, e do papel do IPPUR na formação de especialistas em planejamento urbano e regional” .
Tendo por pano de fundo a discussão sobre o doutorado que seria implantado na instituição , a pesquisa foi desenhada com ênfase na verificação da pertinência e aplicabilidade do conhecimento sobre o planejamento urbano e regional transmitido no IPPUR, conforme apreciado pelos alunos em contatos com o ‘mercado de trabalho’. Outra premissa da investigação coordenada por SMOLKA foi a existência de um ciclo na atividade de planejamento territorial no Brasil , que estaria em crise desde os anos 80 , “período que combina o início da recessão [econômica] com o descenso do planejamento urbano e regional” .
Em 2006/2007, o IPPUR estará desenvolvendo nova pesquisa dando continuidade ao trabalho anterior, procurando traçar um perfil, no tempo, do egresso do IPPUR, o que significa: conhecer sua opinião sobre a instituição e a relação com ela mantida; identificar o tipo de conhecimento que considera ter obtido no(s) curso(s) de pós-graduação e verificar sua percepção do campo intelectual e do mercado de trabalho, e as necessidades sentidas no exercício profissional, inclusive as demandas por educação continuada. A pesquisa avaliará também a influência ou penetração do IPPUR no campo intelectual do planejamento do território no Brasil e aproveite as informações sobre as trajetórias de seus ex-alunos para considerar as mudanças enfrentadas nesse espaço ao longo do tempo. Pesquisa com abordagem metodológica semelhante será desenvolvida também pelo PROPUR, sob a responsabilidade do professor João Rovatti.
A sessão destina-se à apresentação dos resultados preliminares dessas pesquisas e a reflexão sobre os seus resultados. A destacar, ainda, que a questão da avaliação da situação dos egressos foi tema do III Seminário de Avaliação do Ensino e Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais, organizado pela ANPUR, em 2006.

Publicado
2019-04-07
Seção
Sessão Livre