SL 27 CULTURAS URBANAS: A CIDADE COMO LUGAR DA AFEIÇÃO E DE SEUS CONTRÁRIOS

  • Regina Helena Alves da Silva PPGHIS/PPGCOM _ UFMG
  • Margareth Pereira PROURB _ UFRJ
  • Robert Moses Pechman IPPUR _ UFRJ
  • Paola Berenstein Jacques PPG-AU/FAUFBA
  • Mônica Pimenta Velloso Fundação Casa Rui Barbosa
Palavras-chave: CULTURAS URBANAS, geografia afetiva, forma de viver em cidade

Resumo

No momento atual, a vida em sociedade volta a ser tema forte de debates. Culturas urbanas explicitam suas singularidades e uma geografia afetiva na forma de viver em cidade vem ocupando pesquisadores de diferentes campos - historiadores, arquitetos, sociólogos, historiadores e críticos de arte - ou simplesmente aqueles que se sentem afetados pela própria experiência de vida social e coletiva e buscam interpretá-la.
O afeto e os seus limites encontram-se no centro da vida cotidiana de cada um, definindo não só o que é viver em cidades, mas também o campo de praticas políticas individuais e coletivas que solicitam um olhar mais apurado por parte daqueles que desenham suas formas, criam leis, elogiam, educam, reprimem ou punem.
Percepções, sentimentos e representações positivas ou negativas e interações sociais - a amizade, a solidariedade, o prazer, mas também a violência, a intolerância, o desrespeito - vem sendo objeto continuado de estudo nessa ultima década. A sessão buscara de palavras e conceitos à praticas e estudos de caso, explorar esse universo temático e, sobretudo, discutir as abordagens teóricas que vêm sendo adotadas em alguns trabalhos contemporâneos da área. Este caminho procura reincorporar complexidade as narrações manejadas pelos especialistas da cidade e repolitizar as ferramentas de análises e intervenção buscando aproximar-se da multiplicidade de desejos e aspirações daqueles que habitam a cidade.

Publicado
2019-04-07
Seção
Sessão Livre