SL - 16 Epistemologias e Metodologias para o Discurso Território

  • Frederico Guilherme Bandeira de Araujo IPPUR / UFRJ
  • André Dumans Guedes PPGAS / UFRJ
  • Denise Teixeira Nogueira IPPUR / UFRJ
  • Maria Regina Petrus CAP - IPPUR / UFRJ
  • Romero Ximenes Ponte Ciências Sociais / UFPA
  • Regina Prado Guelman IPPUR/UFRJ
  • Ricardo Oliveira Barros Filho IPPUR / UFRJ - IFCS / UFRJ
Palavras-chave: Epistemologias, Metodologias, Discurso Território, Identidade, Imaginário

Resumo

O intento desta proposta de Sessão Livre é o de apresentar e colocar em discussão parte da produção de cerca de dois anos de investigação das linhas de pesquisa “Metodologia. Análise de Discurso” e “Identidade e Território”, desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa Modernidade e Cultura.

O GPMC constitui-se em um laboratório interdisciplinar, pluritemático, voltado ao desenvolvimento de atividades de investigação, sistematização e difusão do conhecimento nas áreas que lhe são afins. Como organismo universitário, desenvolve suas atividades em um domínio marcado pela tensão entre, de um lado, as demandas de respostas práticas e imediatas colocadas pela sociedade e, de outro, a necessidade de revisão crítica constante à base epistemológica, teórica, conceitual e metodológica com que essas respostas são buscadas. Particularmente sobre este último campo, todavia, é que o GPMC concentra seus esforços, tendo por motivação especial o que se tem chamado de “crise contemporânea dos saberes”. Além disso, porquanto inserido institucional e academicamente no IPPUR, o Grupo tem como foco orientador mais geral de suas preocupações a problemática territorial dos processos sociais e históricos. A postura epistemológica assumida considera que a discussão teórico-conceitual não se esgota enquanto exercício lógico, nem enquanto análise sociológica dos processos de legitimação, nem ainda como exercício sistêmico de comprovação na “realidade”; mas tem em conta que idéias e conceitos se constituem enquanto signos culturais, e que, por conseguinte, a interpretação do processo histórico ideológico através do qual se engendram torna-se, por si, o método por excelência de compreensão e análise de seus sentidos.

A linha de pesquisa “Metodologia. Análise de Discurso” está voltada ao desenvolvimento de metodologias de análise tanto das formas orais e escritas de expressão, como das formas materializadas da sociedade, todas consideradas enquanto discurso. Tendo por referência o campo epistemológico delineado por teóricos que, de maneira diversa, entendem o vínculo social como de caráter lingüístico, a investigação da linha nos dois últimos anos centrou-se principalmente na obra do lingüista Mikhail Bakhtin e na subseqüente busca da formulação de metodologias para abordagem de textos e de semiologias de análise da forma do espaço construído. Debruçar-se sobre a arquitetura em labirinto das obras de Mikhail Bakhtin é, com certeza, um desafio para pesquisadores na área das ciências sociais. Ao mesmo tempo, é uma instigação àqueles que querem transitar no cruzamento de diversos campos de conhecimento, em especial no âmbito das Ciências Humanas, uma vez que o pensamento de Bakhtin vem trazendo importantes contribuições para os estudos da linguagem incorporados por diversas abordagens, dentre as quais se destaca a dos estudos culturais. No contexto do GPMC este desafio concretiza-se no campo problemático mais geral que abrange estudos sobre identidade e território a partir da cultura e das relações interdiscursivas.

A linha de pesquisa “Identidade e Território” trabalha a problemática da construção das identidades no mundo moderno, tanto em termos teórico-conceituais, como empíricos. As abordagens têm por foco especialmente a tópica da relação entre os processos identitários e o território. Atualmente estão em desenvolvimento as seguintes vertentes de investigação: fundamentos teóricos e filosóficos das identidades modernas; identidade e movimento social; (re)construções identitárias e territorialidades nos movimentos de migração forçada; abordagens teóricas da relação entre identidade e território; idéias de nação, nacionalidade e território nacional nos projetos governamentais brasileiros.

Não obstante a singularidade temática e a relevância própria de cada uma das linhas brevemente delineada, cabe dizer que a primeira _Metodologia. Análise de Discurso_ funciona como base às investigações referentes à problemática da constituição das identidades, dos territórios e de suas relações. Em termos da prática acadêmica, essa base metodológica tem revelado especiais complexidade e fertilidade nas pesquisas aplicadas, coletivas ou individuais, dos integrantes do grupo (nos níveis de graduação, mestrado e doutorado).

Os trabalhos a serem apresentados na Sessão em pauta situam-se na tangência dessas duas linhas. Dizem respeito mais diretamente à construção de metodologias para compreender identidades e territórios, assim como ao exercício de aplicação dessas metodologias em situações objetivas.

Publicado
2019-03-27
Seção
Sessão Livre