GT1 - 957 Homogeneização do Capital ou Desenvolvimento Heterogêneo?

A política de Desenvolvimento do Estado na Área de Influência da Rodovia Santarém-Cuiabá em Questão

  • Rosane de Seixas Brito Araújo UFPA
  • Edna Castro UFPA
Palavras-chave: Capital, Desenvolvimento, Governo Federal, Rodovia, Amazônia, Meio Ambiente

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar como vem ocorrendo a condução do Plano BR- 163 Sustentável, elaborado pelo Governo Federal para a área de influência da Rodovia Cuiabá-Santarém, na Amazônia, que ocupa uma região de 1,232 milhão de km². A pesquisa foi realizada a partir de documentos produzidos pelo próprio Governo Federal, no período 2003-2006, e também de entrevistas com ocupantes de cargos importantes ligados ao Ministério do Meio Ambiente e à gestão do Plano. A área em questão apresenta muitos conflitos em torno do uso e posse da terra, marcados por grilagem e utilização predatória dos recursos naturais, alvo de disputas constantes entre diferentes agentes e setores econômicos. A pesquisa realizada constata a existência de atuação ineficaz de instituições do Estado, em muitas dessas situações, assim como precária coesão em torno do modelo de desenvolvimento a ser adotado na região.

Publicado
2019-02-21
Seção
Sessões Temáticas