GT10 - 1205 CERZINDO INFRA-ESTRUTURA E URBANISMO
Resumo
Desde os primórdios, o desenvolvimento e a expansão urbana sempre foram suportados pelas infra-estruturas. Entretanto a correlação entre a concepção das redes infra-estruturais e o processo de urbanização continua subestimado na história do planejamento e do urbanismo. Neste contexto, a pesquisa avalia as implicações desta relação em um contexto específico como o de Lisboa e de sua Linha de Cintura. Um dos únicos anéis ferroviários urbanos europeus ainda completamente funcional, esta infra-estrutura, constitui a espinha dorsal das novas centralidades urbanas e, num futuro próximo, suas áreas terminais abrigarão projetos de infra-estruturas à escala metropolitana, nacional e européia. O objetivo desta investigação em curso é fornecer uma leitura interpretativa da morfogênese da paisagem e do território da Linha de Cintura de Lisboa. Usando apenas documentos oficiais provenientes de vários arquivos e tendo como base um método rigoroso e preciso (cartografia georreferenciada), esta investigação em curso comporá uma série de leituras iconográficas (fotografias e, especialmente, cartografia) da cidade de Lisboa em seis períodos consecutivos (1856, 1910, 1948, 1970, 1998 e 2007). Cada capítulo da pesquisa corresponde a um desses períodos e se inicia com uma contextualização geral (política, econômica e social), seguida por uma identificação descritiva das abordagens conceituais e organizacionais explicitadas nos documentos de planejamento urbano municipal e das concessionárias ferroviárias (CP e REFER). A sobreposição e o cruzamento dessas duas abordagens permitem uma leitura diacrónica das transformações da paisagem e do território da LCL, se constituindo como suporte para a interpretação da sua morfogênese. Cada capítulo se encerra com uma cartografia-síntese deste processo.