GT10 - 1100 ANÁLISE DE REDES SOCIAIS EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO ESPAÇO URBANO

  • Luciano Antonio Furini Unesp
Palavras-chave: Análise de Redes Sociais, gestão em espaços urbanos

Resumo

As pesquisas sobre planejamento e gestão em espaços urbanos apresentam ampla gama de metodologias utilizadas. As novas tecnologias redefinem o modo de pesquisar a transformada realidade urbana. No contexto atual a análise da capacidade de controle da produção do espaço urbano remete a novos desafios. Se por um lado é a complexidade das áreas metropolitanas e das grandes cidades que tornam a gestão urbana uma forma particularmente importante de controlar a produção e o uso do espaço urbano, por outro são os limites organizacionais de grande parte dos municípios brasileirosi que reforçam esta importância. Neste trabalho serão apontadas algumas perspectivas relacionadas à utilização da Análise de Redes Sociais nas pesquisas ligadas ao planejamento e às estratégias de gestão na constituição de territórios. Os fluxos de poder identificáveis por meio deste tipo de análise oferecem uma forma muito particular de se estudar a territorialização de matrizes políticas e ideológicas no contexto capitalista.
A análise de redes sociais não encerra procedimentos metodológicos ligados a somente uma área do conhecimento. Não se constitui uma teoria em si, mas apóia a metodologia de variadas linhas de pesquisa. Já sua aplicabilidade no planejamento urbano permite alcançar resultados relevantes quanto à análise do processo de territorialização em iniciativas junto aos âmbitos público e privado para ações de gestão urbana.

Biografia do Autor

Luciano Antonio Furini, Unesp

Geógrafo, professor do Departamento de Geografia - Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus Experimental de Ourinhos.

Publicado
2019-02-01
Seção
Sessões Temáticas