GT10 - 782 OBJETOS TÉCNICOS QUE RE-CONFIGURARAM UMA REALIDADE PERIFÉRICA: NOTAS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO AMAPAENSE VISTA PELA ÓTICA DAS REDES TÉCNICAS

  • Gutemberg de Vilhena Silva UFRJ
  • José Alberto Tostes UNIFAP
Palavras-chave: Redes Técnicas, Objetos Técnicos, Fronteira, Estado do Amapá, Oiapoque

Resumo

Este artigo objetiva estabelecer uma relação entre dois objetos técnicos em vias de estruturação no estado do Amapá: a construção de uma ponte com caráter e recursos binacionais sobre um rio-limite, o rio Oiapoque, e uma rodovia estruturadora do estado do Amapá no sentido norte-sul, a rodovia BR 156. As implicações e os novos desdobramentos destes objetos técnicos também são analisados a partir da configuração atual da cidade de Oiapoque. Nossa hipótese é que os dois objetos técnicos destacados não alteraram significativamente a realidade periférica amapaense, mas adicionaram faixas de seu território em uma lógica de interesses internacionais. Portanto, estes objetos re-configuraram uma porção da “periferia” sem alterar o seu padrão geral, ou seja, a essência periférica em termos econômicos continua. O artigo está dividido em três partes: a primeira faz considerações sobre as redes geográficas com foco em sua vertente técnica. Posteriormente, no segundo momento, são analisados os dois objetos técnicos. Por fim, a terceira parte apresenta elementos importantes da cidade de Oiapoque face aos objetos técnicos analisados no tópico anterior. Em síntese, as conexões pelas obras destacadas acenam de forma concreta para uma alteração na utilização de faixas territoriais e valorização fundiária. Tudo isto sem que o padrão de “espaço periférico” seja alterado de forma substantiva. 

Biografia do Autor

Gutemberg de Vilhena Silva, UFRJ

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Vice-coordenador e Pesquisador do Grupo Percepções do Amapá.

José Alberto Tostes, UNIFAP

Professor Adjunto III do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e Coordenador do Grupo de Pesquisa Arquitetura e Urbanismo na Amazônia.

Publicado
2019-02-01
Seção
Sessões Temáticas