GT8 - 1153 DE TUCURUÍ À BELO MONTE, NA ESTEIRA DO COMPROMISSO SOCIAL

  • Debora Duque Estrada de Albuquerque BNDES
  • Elisa Alonso Monçores BNDES
  • Luiz Antonio Pazos de Moraes BNDES
Palavras-chave: UHE Belo Monte, Grandes Projetos de Investimento, projetos de infraestrutura, Usinas Hidrelétricas, matriz energética brasileira

Resumo

O investimento em projetos de infraestrutura é essencial para a melhoria do bem-estar da população, na medida em que permite o acesso a serviços básicos como energia, comunicações, transportes e saneamento. A ampliação da infraestrutura promove a redução de custos, aumento da produtividade, aprimoramento da qualidade dos bens e serviços da estrutura produtiva e consolidação da integração regional.
Os projetos de infraestrutura, por serem empreendimentos de grandes dimensões e por movimentarem grandes montantes de recursos financeiros, mão-de-obra e recursos naturais, são conhecidos como Grandes Projetos de Investimento (GPI’s). Em geral, além de gerar perspectivas de ganhos econômicos e sociais, estes projetos, também exercem impactos socioambientais significativos sobre a estrutura dos territórios por ele influenciados, no entorno das obras. Para mitigar e/ ou compensar estes impactos, os projetos devem ser acompanhados por investimentos paralelos nas regiões onde se concentram as obras e no seu entorno (municípios que sofrem influência direta e indireta). Estes investimentos em geral são de responsabilidade compartilhada entre a empresa responsável pelo projeto, o Governo, a Prefeitura, o BNDES, ONGs, etc.
Um exemplo típico de Grandes Projetos de Investimento são as Usinas Hidrelétricas. No Brasil, a geração de energia elétrica simboliza a base da matriz energética brasileira. Dada a importância desta fonte de energia para o país e a pressão causada pelas obras de implantação no território, o estudo dos efeitos causados por este tipo de projeto é fundamental e extremamente necessário para se entender a dinâmica e as transformações que estes causam, principalmente no território e nas condições de vida da população de seu entorno. Para a construção das Usinas Hidrelétricas, extensas áreas de terras precisam ser disponibilizadas para a sua instalação ou enchimento do reservatório necessário à produção de energia. Assim, muitas propriedades são desocupadas, pessoas são desabrigadas e florestas são desmatadas. Em geral, a obra ainda atrai grandes contingentes de pessoas, que migram para a região em busca de oportunidades de emprego. Logo, se não forem feitos investimentos adequados, serão verificados diversos impactos negativos no território, tais como crescimento desordenado da população, desemprego, favelização e degradação ambiental.

Biografia do Autor

Debora Duque Estrada de Albuquerque, BNDES

Economista BNDES

Elisa Alonso Monçores, BNDES

Graduanda em Economia pela UFRJ e estagiária em economia BNDES

Luiz Antonio Pazos de Moraes, BNDES

Administrador/ BNDES

Publicado
2019-02-01
Seção
Sessões Temáticas